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Janela de atracação: o que é e qual a sua importância?

Neste texto abordaremos um assunto muito relevante para as equipes operacionais do Comércio Exterior, chamado de janela de atracação.

Este tão famoso assunto foi uma reivindicação antiga de operadores e de armadores que operam nos principais portos brasileiros.

É o termo utilizado para que determinado joint, serviço ou armador possa atracar o seu navio, em dia e horário escolhidos, em determinado porto.

Ficou curioso(a) para se aprofundar mais nessa temática? Então continue a leitura do texto até o final!

O que é uma janela de atracação?

Também conhecida pelo termo em inglês “Berthing Window”, a modalidade é utilizada para agendar determinados dia e horário para a execução dos serviços semanais e regulares de navios em um porto preestabelecido.

Para tanto, é necessário o envio das informações por meio de uma solicitação formal, combinando a demanda de carga e a frequência operacional. Assim, o armador deve apresentar o interesse e a movimentação mínima de 180 operações por atracação.

Caso não seja cumprida a meta estabelecida, o navio deverá desatracar e aguardar um novo chamado do porto em que deseja operar.

janela de atracação

Qual é a importância da janela de atracação nas operações internacionais?

O agendamento do serviço determinado pelo armador, com hora e data específicas dentro da janela de atracação, deve ser cumprido para que não ocorra atraso no porto anterior, o que influenciará toda a operação diretamente.

Caso ocorra algum atraso, a escala agendada deve ser cancelada a fim de evitar filas. Assim, o navio deve seguir para o porto mais próximo.

Ou seja, deve ser negociada uma nova janela de atracação com algum outro serviço que possa estar atrasado e que não usará o agendamento feito.

Outra opção é tentar uma nova programação em alguma janela vazia existente naquele terminal, para que a escala da sequência das operações não sofra perdas.

Os resultados com essa organização nos atracamentos são mais favoráveis, de forma que as filas que se formavam com navios à espera pela atracação nos portos deram lugar à produtividade portuária.

O modelo de janela de atracação otimiza o trabalho do armador e beneficia as operações de movimentação de cargas dos exportadores e dos importadores, tornando-as mais eficazes.

Essa tratativa portuária facilita o planejamento das operações de embarque e de desembarque, trazendo mais eficiência e ganho para as operações.

Da mesma forma, com esse ordenamento, os índices no cumprimento das atracações têm sido positivos na execução das demandas programadas na janela de atracação.

Além disso, existe a vantagem da cobrança por parte da autoridade portuária, que auxilia na realização da programação estabelecida para as entradas e as saídas das embarcações.

O que são berços de atracação?

Dentro desse procedimento da janela de atracação nos portos, existem os berços de atracação (Berthing), que consistem em locais específicos no terminal marítimo utilizados para os navios atracarem e realizarem as operações de carga e descarga das mercadorias.

Durante as operações portuárias é essencial atentar para este espaço no cais, que está entre os cabeços de amarração. Cabe à equipe de apoio portuário orientar adequadamente para que as movimentações ocorram com toda segurança.

Quais são os desafios encontrados na janela de atracação dos portos brasileiros?

Diante do exposto até aqui, é possível perceber que o armador que possui mais serviços agendados na janela de atracação do mesmo porto poderá utilizar de um serviço que esteja atrasado para atracar um navio mais importante.

Vale salientar também que nem todos os portos do mundo trabalham com essa metodologia para ordenar os embarques e os desembarques.

Sobretudo, a logística portuária tem sido considerada um dos maiores desafios para o crescimento do Comércio Exterior no Brasil, pois os entraves da infraestrutura, as questões jurídicas e as tarifas alfandegárias burocratizam os trâmites no comércio internacional.

Infraestrutura portuária

Há algum tempo que os principais portos brasileiros não acompanham a demanda crescente das movimentações que expandem o comércio internacional. Isso ocorre principalmente por conta da falta de uma infraestrutura intermodal – que liga dois ou mais modais de transporte – para o escoamento da produção interna.

Tarifas alfandegárias

A estrutura portuária no Brasil ainda sofre com o impacto de altas tarifas alfandegárias que são praticadas nas movimentações internacionais, além dos trâmites burocráticos e dos impostos como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que diminuem a competitividade do produto nacional no exterior.

Entraves na área jurídica

As duas principais questões jurídicas que precisam ser consideradas nas operações do Comércio Exterior são:

  1. A regulamentação das greves dos agentes alfandegários e os licenciamentos ambientais, que podem atrasar o fluxo operacional e comprometer os negócios;
  2. Além da dificuldade na ampliação das áreas dos portos nacionais, já que necessitam da aprovação dos órgãos públicos e das licenças ambientais.

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A CSS é uma empresa 100% brasileira, especializada no agenciamento de cargas internacionais pelos modais de transporte, oferecendo soluções para os processos logísticos, inclusive para a janela de atracação.

Presente no mercado desde 2007, faz parte da rede WCA (World Cargo Alliance) – uma rede independente e mundial de logística que monitora constantemente seus membros a fim de garantir um alto padrão de atendimento de empresas com conhecimento em sua atuação.

Possui a estrutura ideal para atender a logística internacional, garantindo a segurança e a eficácia do agenciamento de cargas pelo mundo.

Suas soluções efetivas, com o mínimo de burocracia para executar um processo logístico de qualidade, superam as expectativas do cliente e alcançam os resultados planejados.

A CSS cuida da carga em todas as etapas, permitindo que o cliente acompanhe o seu status em tempo real por meio do follow-up realizado. Sua dedicação permite estreitar a confiança do cliente nos serviços prestados, como:

  • Transporte aéreo, marítimo e rodoviário;
  • Segurança das cargas;
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Todo esse cuidado tem a intenção de estabelecer uma parceria sólida e duradoura com os seus clientes. O trabalho executado pela CSS está alicerçado em uma experiência responsável obtida ao longo de sua trajetória.

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