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Importação da China: tudo o que você precisa saber

É comum as empresas buscarem negócios com a China, principalmente devido ao baixo custo de produção que facilita a sua viabilização. A China era reconhecida como produtora de mercadorias baratas, mas com qualidade questionável para importação.

Atualmente o país já entrega produtos competitivos e de alta qualidade, conseguindo atender diversos mercados e diferentes níveis de exigência.

O foco mundial em sustentabilidade está obrigando a China a reduzir a produção de energia a base de carvão e buscar outras fontes de energia renovável. Mesmo sendo o país que mais investe em energia limpa no mundo, ainda continua sendo o maior poluidor global.

A China é um país com alta escala de produção e muito menos burocracia comparado ao Brasil.

Contudo, existem alguns pontos primordiais além da negociação que devem ser analisados para evitar qualquer prejuízo ao importador.

Um pouco do mercado chinês

A China é a segunda maior economia do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos.

Apesar de reconhecido por uma forte indústria de produtos falsificados, o país é responsável pela produção de marcas renomadas de tecnologia, moda e outros segmentos.

Por isso a importação da China é lucrativa e oferece grandes produtores para acordos comerciais.

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Recentemente, o país criou a política de “Covid zero” em algumas regiões mais afetadas pela pandemia. Ainda não se observou uma nova crise nesses locais, mas eles vêm sofrendo um alto impacto na economia.

Importação da China para revenda no varejo

As vendas online vêm crescendo constantemente, e o Drop Shipping é uma das práticas atuais no mercado em que a entrega fica sob responsabilidade do fornecedor.

No entanto, qualquer tipo de negócio com a China, por mais simples que possa parecer, exige planejamento para efetivar a importação.

É possível comprar a partir de sites comuns de produtos fabricados na China ou, dependendo do seu negócio, tratar diretamente com o fornecedor.

Em ambos os casos você precisa avaliar seu capital de giro, fluxo de caixa e se terá estoque. Nesse terceiro ponto necessitará de um local físico, o que requer ainda mais investimento.

Busca de fornecedores de importação da China

Existem algumas formas de identificar possíveis parceiros para efetivar uma importação da China.

Participação em feiras é uma das melhores opções, nelas você consegue dar início a uma possível parceria, além de conhecer o produto e a empresa.

Pesquisas pela internet e participação em rodadas comerciais também são comuns, assim como sites específicos disponibilizados.

Além disso, algumas empresas de consultoria em Comércio Exterior ou Trading Companies contribuem para esse passo inicial.

É importante buscar informações suficientes para encontrar um fornecedor confiável, e o importador precisa avaliar cuidadosamente antes de fechar qualquer acordo.

Como importar seus produtos da China

Para que a empresa opere no Comércio Exterior ela deve estar devidamente constituída, legalizada e habilitada no RADAR (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros).

Após definir seu nicho de mercado e fornecedor, é preciso verificar detalhes referentes à tributação e às possíveis exigências para importação.

Existem produtos que necessitam de anuência de diferentes órgãos reguladores como ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e outros.

Nesses casos, algumas licenças devem ser emitidas previamente ao embarque.

A documentação irá variar de acordo com o tipo de produto importado, por isso é necessário consultar a legislação aduaneira.

É comum os chineses solicitarem pagamentos antecipados, portanto, a análise da importação deve ser extremamente detalhada com a elaboração de uma planilha composta desde o preço da mercadoria e tributos até despesas totais que irão incidir no processo.

Boas práticas de acompanhamento de importação da China

A importação da China pode levar de 90 a 120 dias até a liberação da venda.

Essa operação se dá em uma cadeia extensa que envolve a negociação da compra, decisão de transporte internacional e análise documental.

A gestão e homologação de fornecedores são primordiais e podem ser administradas de acordo com:

Visita na fábrica

Infelizmente existem fraudes comuns no Comércio Exterior em qualquer local do mundo. Empresas de fachada – ou seja, que não existem fisicamente – aplicam golpes em importadores que nunca recebem o produto.

Por isso, uma das mais recomendadas práticas é a visita in loco. Dessa forma você conseguirá obter todas as informações necessárias, começando por se a fábrica de fato existe até a comprovação de que a capacidade produtiva do fornecedor irá atender a sua demanda.

A visita não precisa ser obrigatoriamente por sua empresa – existem prestadores de serviços que são especialistas nesse tipo de demanda e já possuem base no próprio país.

Inspeção de fábrica e produto

Além de certificação da fábrica, é preciso avaliar a qualidade do produto e se ele atende a todas as normas e exigências requeridas.

Na negociação inicial poderá ser fornecida uma amostra, mas nem sempre isso é suficiente para iniciar os trâmites de embarque.

Para isso, o importador poderá contratar empresas especializadas que irão até o local avaliar a produção a partir de fotos e relatórios. Dependendo o tipo de mercadoria, a estufagem do container também deve ser avaliada.

Isso previne qualquer divergência no destino, onde poderá ser determinada a devolução da mercadoria.

Embaixada

A embaixada é a representação oficial do governo de um determinado país dentro de um território estrangeiro.

Ela pode ser um ponto de suporte na negociação comercial entre países, além dos consulados que promovem rodadas de negociação entre as nações.

Feiras

Existem grandes feiras reconhecidas internacionalmente como a Canton Fair, a maior feira multissetorial do mundo.

Esse tipo de feira conta com grandes produtores e exportadores globais.

Posso importar de vários fornecedores da China?

Muitos importadores não possuem grande volume inicial para uma importação da China, contudo, existem no mercado algumas práticas para viabilizar a operação de volumes menores.

Essa alternativa proporciona ao importador comprar produtos de diferentes exportadores e efetivá-los em apenas um embarque.

Não há necessidade de pagar vários fretes, pois toda a carga será consolidada na origem por empresas especializadas no agenciamento de carga e chegará ao Brasil em apenas um container, reduzindo os custos da operação.

A Lei de Maquila na importação da China

A Lei de Maquila proporciona redução tributária a partir de uma importação pelo Paraguai.

A operação ocorre com a importação de máquinas ou equipamentos e matéria-prima ou secundária sobre a qual incide 1% sobre o valor agregado no Paraguai. Essa é a alíquota do Imposto de Importação nesse caso.

Na exportação ocorrerá a suspensão dos tributos, efetivando um custo inferior ao importado diretamente pelo Brasil.

Para que essa operação seja aceita é obrigatório agregar ao produto no mínimo 40% de matéria-prima, mão de obra, parte e peças provenientes do Paraguai.

Vale a pena participar de comitivas de viagem à China?

Conhecer o país que será parceiro do seu negócio é, com certeza, importante para sua estratégia. A China conta com avanço tecnológico e inovação muito superior ao Brasil.

Devido ao alto custo de deslocamento, existem comitivas de viagem no mercado que tornam essa opção viável. Além disso, as comitivas possuem alguns conhecimentos básicos no país que facilitarão a comunicação e auxiliarão na segurança do estrangeiro.

A CSS cuida da sua carga em todas as etapas de envio

Para que uma operação de Comércio Exterior ocorra com eficiência, o importador deve contar com parceiros que tenham conhecimento e prestem serviços com qualidade.

A CSS é uma empresa 100% brasileira e especializada no agenciamento de cargas de importação e exportação pelos modais marítimo, aéreo e rodoviário.

Ela também faz parte da renomada WCA (World Cargo Alliance), a principal rede independente e mundial de logística que conta com mais de 10 mil membros distribuídos em 193 países, constantemente monitorados para garantir um alto padrão de atendimento.

Possuímos conhecimento no mercado asiático e somos capazes de efetivar a sua operação com segurança e comprometimento, além de oferecer soluções logísticas com o mínimo de burocracia.

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