O transporte marítimo é o modal mais utilizado na logística internacional de cargas. Além de oferecer menor risco e custo, não há muitas restrições em transportar qualquer tipo ou tamanho de carga, seja no frete LCL ou FCL.
Existem navios próprios para algumas cargas específicas, por exemplo, para transporte de automóveis, carga a granel e petróleo.
Atualmente, o navio mais utilizado é o porta container, que é um navio que transporta as mais variadas cargas gerais armazenadas em containers, como roupas, peças para máquinas, eletrônicos, utensílios etc.
São diversas as opções para o armazenamento de cargas em um transporte marítimo, e isso se estende para o tipo de container que será utilizado.
Mesmo que a carga não ocupe todo o espaço, é possível dividir com outros importadores ou exportadores o mesmo container, reduzindo custos no frete.
O que são fretes LCL e FCL?
Existem opções estratégicas no transporte internacional que impactam diretamente no custo da operação, uma vez que proporcionam competitividade para as empresas que atuam com Comércio Exterior. Portanto, as opções de frete LCL ou FCL precisam ser analisadas previamente ao embarque.
A modalidade de transporte FCL (Full Container Load) significa que o container foi totalmente carregado. Neste caso, o importador ou exportador possui quantidade de carga suficiente para utilizar todo o container e então pagará o frete integral.
O embarque LCL (Less than a Container Load), ou seja, menos que uma carga de container, ocorre quando o importador ou exportador não possui mercadoria com quantidade suficiente para preencher um container inteiro. Dessa forma, a empresa compartilha espaço com outros importadores ou exportadores com o objetivo de reduzir custos.
Os fretes LCL e FCL são utilizados também no modal aéreo. Devido ao alto custo desse transporte, é comum buscar alternativas que viabilizam o frete.
A diferença é que para acomodar a carga nos aviões os materiais são diferentes e o container tem um formato específico para aproveitar o espaço ao máximo.
Quando escolher embarcar FCL?
As opções de frete LCL e FCL possuem características bem específicas, que deverão ser levadas em conta no momento da análise.
Para o transporte FCL, o container possuirá apenas um consignatário, ou seja, apenas um importador ou exportador. Neste caso, a unitização é responsabilidade do exportador e a desunitização é por conta do importador.
No modal marítimo, os containers comportam 30m³, o que resulta em aproximadamente 20 toneladas, ou 60m³ equivalente a 25 toneladas.
Em contrapartida, os embarques aéreos são feitos com containers fabricados com fibra de alumínio ou de vidro, devido ao peso do material.
Os embarques serão determinados não apenas por questões de volume, mas também por outras particularidades que devem ser analisadas previamente, como o tipo de carga, custo do produto, riscos de avarias, temperatura que deve ser acondicionada etc.
Na modalidade FCL a carga é transportada sem contato com mercadorias de terceiros, o que acaba reduzindo o risco de perdas, extravios e avarias.
O frete LCL e FCL pode ter mais de um exportador, no entanto, na modalidade FCL é obrigatório que o consignatário da carga seja o mesmo para todos os exportadores.
Grandes quantidades
Caso o volume da mercadoria seja um pouco mais do que metade do container, provavelmente será mais viável efetuar um embarque FCL.
Outro ponto a ser considerado refere-se ao peso da mercadoria. Produtos como máquinas, por exemplo, podem ser menores, porém em razão do seu peso impede que o container seja compartilhado com outras cargas.
Necessidade de containers especiais
Alguns produtos necessitam containers especiais, como alimentos congelados ou refrigerados. Esse tipo de carga necessita de um container Reefer, que possui um motor para manter a mercadoria em temperatura controlada.
Cargas projeto também podem necessitar de um container específico como Open Top, cuja parte superior é aberta.
Mercadoria Frágil
Na importação ou exportação de mercadorias frágeis, como vidros, espelhos, louças e porcelana, não é recomendado embarque LCL já que o risco de avaria durante o manuseio da carga é alto.
Mercadoria Perigosa
Cargas perigosas têm diversas obrigatoriedades no transporte, além de diretrizes internacionais que devem ser rigorosamente cumpridas.
São consideradas cargas perigosas gases, explosivos, líquidos inflamáveis, materiais corrosivos e radioativos, substâncias tóxicas, infectantes, oxidantes e peróxidos orgânicos.
Quando escolher embarcar LCL?
O frete LCL é uma ótima opção para embarques de mercadorias que não apresentam muitos riscos ou exigências aduaneiras, favorecendo a obtenção de um ganho financeiro considerável pela empresa.
O cálculo para o frete seria: (tonelagem) X cubagem (m³) – sempre o que for maior. As demais taxas são compartilhadas entre os importadores, assim é possível obter redução de custo na origem e no destino.
É uma excelente alternativa para importadores e exportadores que lidam com pequenos volumes de operação ou estão iniciando no mercado internacional, pois tem como vantagem a economia no processo de transporte.
Outra vantagem do LCL refere-se ao risco de demurrage, que é muito inferior comparado ao frete FCL.
Nesta modalidade, a unitização e desunitização são por conta do transportador.
Não é viável no FCL e no aéreo
Para cargas denominadas como gerais, com menor volume ou peso, é recomendável seguir com a opção de frete LCL, uma vez que o custo do container é contratado por m³, tornando-se mais viável.
O frete aéreo, pela agilidade do transporte, tem um custo mais elevado. Por isso nem sempre uma carga com menor peso e volume será viável importar por este modal.
Mercadorias resistentes e sem necessidades especiais
Cargas com menores exigências aduaneiras e menores riscos de avarias são ideais para esse tipo de contratação, visto que haverá manuseio adicional da carga tanto na origem quanto no destino.
A pressa não é fator determinante
É importante verificar com antecedência qual será o ganho relacionado a preço versus prazo, pois nesse tipo de embarque haverá uma demora um pouco maior na disponibilização da mercadoria.
Cada empresa é responsável pelo desembaraço aduaneiro de sua carga, bem como pela coleta no porto ou aeroporto.
Conte com a CSS para lhe ajudar a escolher entre frete LCL e FCL
Tratando-se de logística, sempre há alternativas e diferentes estratégias para melhorias e ganhos, tanto operacionais quanto financeiros.
Sabemos que o frete e seguro também compõem a base de cálculo dos impostos. Portanto, a redução no custo de frete torna-se ainda mais favorável no custo final do produto.
O frete LCL e FCL deve ser analisado por profissionais que possuem conhecimento e que, portanto, saibam avaliar com criticidade todos os detalhes da operação.
A CSS oferece todo suporte necessário em seus embarques aéreos, marítimos e rodoviários, além de seguro de cargas e embarques de carga projeto.
Disponibilizamos todo o serviço de consolidação de cargas através da modalidade LCL aos nossos clientes, assim como todo o suporte e as melhores opções nos fretes FCL.
Somos especializados no agenciamento de cargas e oferecemos soluções efetivas em logística de importações e exportações com agilidade, segurança e comprometimento.
O crescimento de cada cliente CSS e confiança depositada em nossa empresa pelos nossos parceiros significa que obtivemos sucesso em todas as etapas do desafio.