A carga projeto diz respeito ao transporte de mercadorias especiais que demandam uma logística mais complexa. Ela se operacionaliza a partir de um planejamento atento ao acompanhamento dos cuidados e detalhes que são necessários para que a operação seja bem-sucedida.
No Brasil são diversas as grandes indústrias e empresas de segmentos especiais que necessitam realizar importações e exportações de equipamentos e de peças incomuns. Esse acesso ao mercado externo permite que aprimorem ou deem continuidade em suas linhas de produção.
As Cargas Projeto são mercadorias que geralmente fogem da padronização do embarque em pallets ou em contêineres Dry Box, pois possuem medidas, dimensões e pesos diferenciados.
Pensando nisso, preparamos este artigo para você entender melhor os detalhes do que é e quais são os desafios desses embarques no comércio exterior.
O que é carga projeto?
Os agentes de cargas costumam dizer que a logística demandada para trabalhar na complexidade das movimentações de uma carga projeto “separa os adultos das crianças” que atuam no comércio internacional.
É uma operação que está sujeita a custos adicionais, imprevistos ou sinistros caso não se tenha alinhado e executado adequadamente o projeto de embarque ou desembarque planejado.
Normalmente, a Carga Projeto é uma carga geral. No entanto, ela tem medidas, dimensões e pesos que não são padronizados para embarques em contêineres convencionais.
Suas operações podem exigir equipamentos especiais como contêiner Flat Rack ou Open Top, assim como podem ser necessários no momento da estufagem uma carreta rebaixada e guindastes.
As cargas projeto também podem ser Break Bulk, isto é, carregadas diretamente no convés de um navio de carga solta, sem o uso de um contêiner. São detalhes para que a movimentação seja executada da melhor forma possível, com segurança e eficiência.
Diante disso, a carga projeto necessita de cuidados específicos e que o agente de cargas esteja atento na execução das atividades mais complexas, pois irão demandar maior tempo de operação.
Nesse sentido, vale ressaltar alguns desses cuidados que os profissionais do comércio exterior devem ter nessas operações:
- planejamento cauteloso para executar operações de execução demorada;
- estudo das opções de logística que são mais limitadas;
- acompanhamento e registro das operações de embarque e desembarque;
- atenção ao contêiner utilizado para evitar custos adicionais.
Exemplos na logística internacional
Sendo assim, como a carga projeto tem suas particularidades quanto ao tamanho e peso, não sendo compatíveis com os padrões tradicionais dos modais de transporte, elas tornam as operações não habituais. Naturalmente, ela necessitará de um transporte customizado para que a carga seja acondicionada com eficiência e segurança.
Alguns exemplos desse tipo de carga são:
- Geradores;
- Pás eólicas;
- Turbinas;
- Vagões;
- Helicópteros;
- Usinas inteiras.
Como funciona o transporte de carga projeto?
Para a realização do transporte dessa modalidade de carga, faz-se necessário um tratamento minucioso, do início ao fim da execução da operação.
Ou seja, o transporte e toda a movimentação da carga projeto deverá seguir um planejamento rigoroso no que tange a logística operacional que será empregada nas atividades. Além disso, requer a atenção do responsável voltada para os detalhes no tratamento da mercadoria considerada de alto valor agregado.
Antes de tudo, o início da operação se dá pela retirada da carga no fornecedor. Essa deverá ser acondicionada em embalagens especiais caso necessite da movimentação separada por partes, para que sejam então transportadas no contêiner e na carreta específicos, até o terminal de embarque.
Em princípio, é muito importante detalhar as informações relevantes do projeto. Até porque durante o trajeto podem ser exigidas licenças, além da estrita observação da programação de rota com dia e horário acertados.
Na sequência, o embarque da carga projeto exige que o produto seja alocado em contêiner específico, com o auxílio de equipamentos que irão fixá-lo no compartimento do navio. Além disso, a movimentação interna também é feita por equipamentos especiais.
Nesse meio tempo, iniciam os procedimentos do Despacho Aduaneiro, a partir do registro da Declaração de Importação (DI) ou da Declaração Única de Importação (DUIMP). Além da confirmação de todos os documentos de embarque, classificação fiscal e a descrição da mercadoria feita pelo despachante, para evitar multas e retrabalhos.
Por fim, a carga será direcionada até o cliente final por uma transportadora com experiência na legislação de trânsito.
Transportes mais comuns para essa operação
O modal marítimo é o mais utilizado no transporte de carga projeto, pois são menores as chances de avarias na mercadoria durante o percurso, além de oferecer os cuidados especiais necessários, como:
- embalagem;
- armazenagem;
- estivagem;
- fixação da carga.
Nos navios Ro-Ro (Roll on-Roll off) a carga entra e sai por meio de rodas e de forma autônoma, a exemplo dos carros, ônibus e caminhões. São navios que permitem carregar tudo o que puder subir a bordo rodando, pelas rampas da popa ou da proa.
Nos navios Break Bulk são transportadas cargas superdimensionadas ou superdensas, em unidades, por exemplo, 12 vagões ou 1 cilindro. Há, ainda, os navios porta contêiner, que possuem equipamentos nos porões para agilizar as operações de carga e descarga de contêineres com a carga projeto.
Principais desafios na operação de carga projeto
Certamente os profissionais envolvidos nas operações de movimentação de cargas não padronizadas terão maiores desafios, dada tanta complexidade.
Em primeiro lugar, a demora no planejamento e na execução do transporte da carga projeto é muito maior. Isso porque será preciso encontrar fornecedores específicos, além das informações complementares e a análise do trajeto.
Com isso definido, vem a escolha pelas opções de contêineres e de navios para a movimentação, levando em conta a grande limitação existente nos portos que não recebem os navios Break Bulk. Há também as restrições no transporte rodoviário, que exigem carreta baixa e uma programação de rota especificando o dia e o horário da movimentação.
Em seguida, é necessário efetuar o acompanhamento da logística que está sendo executada pelo trabalho dos parceiros operacionais, efetuando o registro dos passos da operação com o intuito de comprovar a execução do serviço contratado. Além da segurança, caso ocorra algum dano/sinistro.
Como evitar riscos no transporte de carga projeto?
Nas operações de carga projeto procure contar com transportadoras com ampla expertise e conhecimento para que os riscos com avarias ou sinistros sejam evitados durante o trajeto.
Da mesma forma, é importante analisar os locais de carga e descarga nos terminais portuários que executam a operação, a fim de verificar a estrutura ideal que proporcionará o manuseio eficiente da carga específica.
Além disso, avalie o nível de congestionamento do porto para evitar atrasos e custos extras com tempo de free time ou de demurrage dos contêineres.
Por fim, é altamente recomendável a contratação de um seguro para a proteção dessa carga de alto valor agregado, por meio de uma seguradora idônea e que precisa estar ciente dos detalhes de todas as etapas do processo no projeto.
A CSS tem a melhor solução para o transporte de carga projeto
A CSS realiza a movimentação de carga projeto por todo o mundo por meio de um bom planejamento logístico. Efetuamos o acompanhamento minucioso de cada etapa operacional, conforme as leis dos países de embarque e desembarque, sempre com respeito às propriedades físicas das cargas.
Como uma empresa integrante da WCA (World Cargo Alliance) – a principal rede independente e mundial de logística –, a CSS possui uma equipe dedicada e com experiência em carga projeto para executar os processos com a maior garantia de qualidade que a sua carga merece.